Frente Parlamentar da Segurança Pública em Brasília em reunião de alinhamento

Hoje de manhã, a Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara Federal, presidida pelo deputado Capitão Augusto (PR), realizou reunião de alinhamento com todos os deputados militares. O principal assunto foi a reforma da Previdência, tema que vai ocupar boa parte do tempo dos parlamentares este ano. Coube ao Cel Elias Miler da Silva, diretor de Assuntos Legislativos da FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, apresentar aos parlamentares o contexto da Previdência e explicar todas as emendas constitucionais que cercam o assunto, inclusive a emenda que está no Ministério da Economia, para análise.

O Cel Miler, que também é presidente da DEFENDA PM – Associação de Oficiais Militares do Estado de São Paulo em Defesa da Polícia Militar, falou longamente sobre a importância da composição partidária, sobre representatividade e também sobre as dificuldades enfrentadas até bem pouco tempo, quando não havia policiais e bombeiros militares eleitos para defender direitos e prerrogativas dos militares. O Cel Miler destacou a importância da união entre os deputados militares eleitos, o que sem dúvida será um facilitador nas negociações.

Para o deputado Cel Tadeu (PSL), a reunião foi extremamente importante tanto no aspecto de aprendizagem como no de conscientização. “Este é um momento inédito já que pela primeira vez temos mais de duas dezenas de policiais militares eleitos”, disse. “Esta reunião serviu para definir o comportamento da Bancada da Segurança principalmente na questão da Reforma da Previdência. Vamos, juntos, enfrentar o que virá pela frente”, completou.

O deputado Cap Derrite (PP), classificou a reunião como uma “iniciativa muito positiva”. Para ele, este é o momento de unir forças, entender como funciona exatamente o sistema político e o sistema de proteção social dos policiais militares. A reunião, ainda, foi muito útil para que os parlamentares possam criar um “discurso para agir em defesa dos militares estaduais”.

A reportagem não conseguiu falar com a deputada Policial Kátia Sastre (PR) até o fechamento desta edição. O deputado Abou Anni (PSL) não participou da reunião.